Sustentabilidade

Com mercado em expansão, a criação de suínos é uma alternativa para pequenos produtores e cooperativas


No infográfico Sua Empresa mais Competitiva e Sustentável – Suinocultura você conhecerá dicas e ações objetivas para facilitar ainda mais os processos sustentáveis que sua empresa precisa para ganhar mais espaço no mercado. 

A criação de suínos está inserida em um contexto pecuário-empresarial. Isso significa que é necessário planejamento prévio, balizado por um Plano de Negócios, além do gerenciamento de todas as etapas do processo produtivo.

O capital pode vir de recursos próprios ou de financiamentos. A gestão dos recursos é fundamental para o empreendimento, que pode ser individual, de pequeno, médio ou grande porte. 

É possível também trabalhar no regime de cooperativa, que pode ser de dois tipos: independente, quando o criador cooperado realiza todos os ciclos da produção; ou integrada, quando as etapas produtivas são divididas entre os membros da cooperativa.

O empreendedor deve avaliar a cadeia produtiva e identificar uma área de atuação que melhor se adeque a suas condições de investimento e ao mercado local.

Adotar os princípios da sustentabilidade é lucrativo e viável também para os pequenos negócios. Ser sustentável é reduzir desperdícios, ampliar o valor financeiro da sua empresa, promover o bem-estar das pessoas envolvidas e contribuir para o meio ambiente, promovendo um mercado mais justo e competitivo. Mais do que cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade é uma postura da empresa, cada vez mais exigida como fator de competitividade ao longo do tempo. 

Faça download do infográfico e conheça algumas medidas que podem ajudar o seu negócio a ser mais sustentável e lucrativo.

Dicas de conhecimento complementar 


Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo