Sustentabilidade

Entenda as seis tendências atuais de sustentabilidade para os pequenos negócios

O Sebrae trouxe uma cartilha onde apresenta as seis tendências de sustentabilidade que podem ser oportunidades para empreender ou elementos de diferenciação no mercado. Saiba mais!

Com base nos achados e inputs das pesquisas e consultas a fontes especializadas, esta cartilha do projeto Ideia Sustentável, criado pelo Sebrae Santa Catarina, sintetizou as seis tendências que abrangem oportunidades para empreender ou são potenciais de diferenciação no mercado. 

Entre consultas a 70 especialistas internacionais e nacionais, 25 líderes empresariais e 35 livros/papers/entrevistas/conferências, contou com a validação de John Elkington, um dos maiores especialistas em sustentabilidade empresarial do mundo.

Em seguida, a análise comparativa das publicações verificou sinergias e contrapontos entre as tendências. Realizou um “cruzamento”, que orientou as subsequentes pesquisas nacionais e internacionais sobre os desafios e as oportunidades que a sustentabilidade pode gerar para pequenos negócios. 

Também foram observadas as melhores práticas sustentáveis existentes no mercado. Duas óticas guiaram o mergulho: tendências específicas para micro e pequenas empresas e tendências de mercado e globais que podem vir a impactá-las. 

São elas, as tendências:

1 - Empreendedorismo com propósito 
2 - Diversidade como vantagem competitiva 
3 - Inovação e tecnologia em favor de negócios mais sustentáveis 
4 - Economia colaborativa como fonte de crescimento 
5 - Economia circular como oportunidade de negócio 
6 - Cidades sustentáveis, ambientes para o empreendedorismo 

Baixe gratuitamente a cartilha e saiba mais sobre cada uma delas. Entenda as características e particularidades de cada uma, confira as tendências e veja casos de sucesso onde elas aparecem. Boa leitura!

Dicas de materiais complementares

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.