Controles Financeiros

MEI: aprenda a fazer o relatório mensal das receitas

O Sebrae Minas preparou este manual para ajudar quem é MEI a preencher o relatório mensal de receitas brutas, etapa importante na organização da empresa. Confira!

Receita bruta é o valor das vendas de produtos e serviço sem descontar nenhuma despesa. Uma das obrigações do MEI é preencher, digital ou manualmente, o relatório mensal das receitas brutas referente ao mês anterior.

Ao preencher os relatórios, torna-se mais fácil entregar a declaração anual no início de cada ano. Basta apenas somar os valores mensais, chegando assim ao valor total a ser declarado.

O prazo para preenchimento do relatório mensal de receitas brutas é dia 20 de cada mês, referente ao mês anterior. É importante, também, juntar as notas fiscais de compras e vendas de produtos e de serviços.

Ser microempreendedor individual de sucesso vai muito além de apenas ter uma gestão eficiente do negócio no mercado. É fundamental ater-se às obrigações legislativas para manter a empresa saudável e sempre alinhada com documentações, pagamentos, recebimentos e outros.

Com este foco, o Sebrae Minas desenvolveu a série HEI – Hora do Microempreendedor Individual. São manuais práticos com passo a passo para ajudar a manter-se em dia com as obrigações no Portal do Empreendedor. São manuais ilustrativos, demonstrando os principais processos para emissão de documentos em geral. 

No manual Passo a passo - Aprenda a preencher o Relatório Mensal de Receita Brutas veja como preencher corretamente o relatório. Entenda a sua importância, e como ele auxilia a manter a empresa organizada. 

Abaixo, confira os demais manuais que auxiliam sobre as obrigações mensais e anuais de um Microempreendedor Individual. Baixe agora e bom trabalho!

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.