Sustentabilidade

Entenda o que são negócios de impacto social e como afetam o ambiente

O Sebrae RJ elaborou um guia sobre negócios de impacto social, onde apresenta as particularidades e todas as etapas para se estruturar como empresa. Saiba mais!

Os negócios de impacto social são negócios que geram, simultaneamente, impactos socioambientais e resultado financeiro positivo. Ou seja, são negócios que buscam impactar positivamente a sociedade por meio da venda de produtos e/ou serviços. 

São modelos híbridos de negócios, nos quais gerar lucro e comprometimento com a minimização dos problemas sociais caminham juntos. Rompem as tradicionais fronteiras entre setor social e privado, entre os negócios e os impactos sociais. 

Para o Sebrae, negócios de impacto social são iniciativas economicamente rentáveis que, por meio da sua atividade principal, oferecem soluções para problemas sociais e/ou ambientais, utilizando mecanismos de mercado. 

Os objetivos dos negócios de impacto social são causar um impacto positivo em uma comunidade, ampliando as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade. São aliados à possibilidade de gerar renda compartilhada e autonomia financeira para os indivíduos de classe baixa. 

Este guia do Sebrae Rio de Janeiro tem como objetivo dar acesso à informação, apoio e suporte ao desenvolvimento dos negócios de impacto social. Facilita, assim, o dia a dia dos empreendedores e ampliam sua capacidade de compreensão do ecossistema de negócios de impacto social.

Baixe agora gratuitamente e boa leitura!

Dicas de leituras complementares

Se preferir, acesse o nosso Atendimento Online, ligue no 0800 570 0800 ou procure o Ponto de Atendimento mais próximo.