Financiamento

Conheça orientações técnicas sobre o FAMPE - Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas

O Sebrae presta serviços de garantias de crédito, por intermédio de instituições financeiras conveniadas, através do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Entenda!

Por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas - Fampe, o Sebrae pode ser avalista complementar de financiamentos para pequenos negócios.

O objetivo do Fampe é facilitar o acesso de pequenos negócios a financiamentos, por intermédio de garantias complementares em operações de crédito junto a instituições financeiras conveniadas. 

Quem está empreendendo deve consultar o gerente de relacionamento em relação às linhas de crédito adequadas às suas necessidades. Para isto, é preciso elaborar um plano de negócios ou uma proposta de crédito e incluir o Fampe como aval complementar, no caso das garantias reais e pessoais não serem suficientes para atender aos requisitos da instituição financeira.

A instituição financeira analisará a proposta de crédito e informará se será necessário ou não o uso do Fampe. Sendo necessário, informará os valores e o incluirá na cédula de crédito, podendo, conforme negociação, ser item financiável.

O Fampe não substitui totalmente a necessidade de garantias da própria empresa, nem pode ser utilizado quando o cliente já possui todas as garantias exigidas para o acesso a um financiamento. Desta forma, o banco conveniado ao Sebrae somente pode exigir garantias para a parcela do financiamento não coberta.

Com a disponibilização do Fampe, o Sebrae contribui para diminuir as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam para atender aos pré-requisitos adotados por instituições financeiras no momento da concessão de um financiamento. A falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito produtivo.

O Sebrae atua especificamente como avalista, sendo o Fampe um serviço destinado a disponibilizar garantias complementares exclusivamente a pequenos negócios, cabendo à instituição financeira conveniada realizar todo o processo de concessão de financiamento.

O Fampe é um fundo de aval, não um seguro de crédito, portanto é necessário estar sempre em dia com a dívida contraída junto à instituição financeira.

Faça o download do material e conheça orientações técnicas sobre o FAMPE, sua finalidade e pontos específicos. Bom trabalho!

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.