Gestão Financeira

Entenda a influência do passivo para os custos da empresa

O Sebrae disponibilizou um instrumento que demonstra a influência do passivo sobre os custos da empresa. Entenda o que é e como organizá-lo melhor. 

O passivo é formado pelas obrigações exigíveis da empresa com terceiros. Representa o endividamento da empresa, por isso o seu controle deve ser efetuado com cuidado.

No passivo são registrados os custos a prazo e ainda não pagos, mas que tenham sido já apropriados pela empresa. Um exemplo são os salários a pagar, que se referem ao mês corrente, mas só serão efetivamente efetuados no mês seguinte.

Da mesma forma, os impostos a recolher e as compras a prazo com fornecedores são incorridos quando do faturamento ou venda e da entrada dos insumos no estoque da empresa, contudo só serão pagos em meses posteriores.

Portanto, o passivo representa a sinalização de que existem custos futuros a serem liquidados pela empresa, compromissos que deverão ser quitados, efetivamente, em algum momento.

Baixe gratuitamente o instrumento de apoio gerencial e saiba como administrar este ponto na área financeira do seu negócio. Boa leitura!

Dicas de materiais complementares

Se preferir, fale com especialistas do Sebrae Minas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.