Ideias E Tendências De Negócios

Quer abrir uma lavanderia? Entenda tudo sobre o empreendimento

O Sebrae Minas criou uma cartilha com os elementos principais a serem avaliados para abrir uma lavanderia. Confira as dicas e características do negócio. Baixe agora!

O negócio de lavanderia possui duas vertentes: a industrial e a domiciliar. A lavanderia domiciliar atende o público em geral. Já a lavanderia industrial atendente restaurantes, hotéis, flats e outras empresas.
 
Há vários nichos que vêm ganhando destaque. Surgem, assim, novos conceitos de lavanderias, cada qual especializado em um tipo de serviço ou público.

Uma lavanderia precisa oferecer serviços de qualidade aos clientes, com rapidez e economia. É fundamental oferecer, acima de tudo, comodidade. Além disso, modernos equipamentos dispensam alto número de funcionários e permitem que os serviços sejam sempre realizados como o mesmo padrão.

Este material faz parte da série Ponto de Partida, do Sebrae Minas Gerais. Ele foi elaborado para oferecer orientações essenciais para a abertura de uma lavanderia.
 
Você vai encontrar muitas informações, entre elas:

  • Mercado
  • Legislação
  • Normas técnicas
  • Infraestrutura necessária
  • Recursos Humanos
Com todas estas informações, você vai desenvolver uma visão geral do negócio e suas decisões serão muito mais precisas e seguras. 

Baixe o conteúdo e comece agora! O sucesso depende de você.
 
Dicas de leitura complementar

Lembre-se: A abertura e o gerenciamento de uma empresa exige muito empenho e um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio. Para isso, além dos materiais disponíveis em nossa Biblioteca Digital, o Sebrae Minas Gerais conta com uma equipe sempre pronta para orientar e capacitar.

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.