Comportamento Empreendedor

Aprenda a identificar oportunidades de negócios e alavanque seu empreendimento

O Sebrae elaborou esta cartilha para ajudar a identificar as oportunidades de negócios e a refletir sobre o que pode ser útil para o crescimento da sua empresa. Baixe agora e bons estudos!

Diferente do que muita gente pensa, uma ideia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes.

Uma maneira da empresa permanecer no mercado é estar sempre atenta às oportunidades.  Fazer isso exige inicialmente uma postura de quem empreende de sempre se atentar ao que está acontecendo ao redor do seu negócio.

Na prática, esta postura significa participar de várias atividades como feiras, exposições e eventos, procurar ler revistas do segmento, participar de reuniões e encontros em associações, conversar com os concorrentes, clientes, empregados, fornecedores e empresários de outros setores. Resumindo, procurar compreender as tendências de mercado.

Faça o download e amplie os seus conhecimentos. O sucesso da empresa depende do seu esforço e dedicação. Confira!

Dicas de materiais extras

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.