Plano De Negócios

O operacional é o foco desta quinta parte da série sobre plano de negócios

O plano operacional define como a empresa irá desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. Descreve o processo para produzir, vender ou executar serviços. Devem ser relacionados os equipamentos e materiais utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado para cada etapa. Aprenda a desenvolver o seu plano operacional assistindo à quinta parte desta série!

Para utilizar este serviço, faça login por favor.
Faça login para assistir.
Quer abrir sua empresa? Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro é essencial. Para evitar riscos e entender os processos, a elaboração de um plano de negócios é indispensável. 

Plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir os erros ainda no papel, reduzindo as chances de cometê-los no mercado. 

O Sebrae criou uma série de vídeos exclusivos que vão lhe orientar na criação do seu plano de negócios. É uma tarefa que exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade, mas que irá permitir o completo entendimento e uma ampla visão do seu negócio. Confira! 

Vídeos relacionados

Lembre-se: A abertura e o gerenciamento de uma empresa exige muito empenho e um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio. Para isso, além dos materiais disponíveis em nossa Biblioteca Digital, o Sebrae Minas Gerais conta com uma equipe sempre pronta para orientar e capacitar empreendedores e empresários.

Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.