Pesquisa De Mercado

Colete informações junto aos consumidores, concorrentes ou fornecedores e oriente a tomada de decisões

Deseja conhecer o seu mercado de atuação, clientes, fornecedores e concorrentes? O Sebrae elaborou este material para lhe ajudar. Utilize-o e compreenda como e quando formular, aplicar e analisar pesquisas para o seu negócio. Bom trabalho!

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio. 

Atualmente, ela está ao alcance das pequenas empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. 

Dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada. 

Neste manual serão apresentados os tipos de pesquisas mais utilizados para micro e pequenas empresas, como as para implantação de novos negócios e pesquisas aplicadas em empresas já existentes. 

Boa sorte, ou melhor, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!

Série Como Elaborar

O Sebrae Minas lançou a série Como Elaborar, onde aborda temas gerenciais diversificados e abrangentes. Busca esclarecer as dúvidas mais frequentes no processo de gestão de um pequeno negócio. 

Aproveite e confira os outros volumes, conhecimento é uma das chaves de sucesso para os empreendimentos. Bons estudos!

#Dica 

Se preferir, acesse o nosso Atendimento Online, ligue no 0800 570 0800 ou procure o Ponto de Atendimento mais próximo.