Ideias E Tendências De Negócios

Entenda o que precisa ser feito para aumentar a competitividade do seu artesanato

O Sebrae elaborou uma cartilha para você conhecer mais sobre o mercado, as tendências e demandas de artesanato no Brasil. Confira!

Lançar um produto no mercado artesanal exige agora, daquele que o produz, um novo conhecimento, além da técnica que domina. Precisa conhecer o mercado, as tendências e as demandas. 

Vivemos hoje em um mundo tecnológico que criou novas formas de comunicação e comercialização. A inclusão digital é o novo desafio para todos que produzem um objeto, seja esse necessário ou de desejo, industrial ou artesanal. 

Viver apenas do talento, sem se preocupar com o mercado, é um privilégio de poucos artistas. Mesmos aqueles que são muito bons devem adequar-se às novas regras para produzir arte com as mãos. 

Ser competitivo hoje é uma questão de sobrevivência. Não basta ser bom naquilo que se faz; é preciso saber vender esse diferencial e saber conquistar o coração e a mente das pessoas. Compra-se aquilo que se necessita ou que se ama. E o artesanato, em alguns casos, pode representar as duas coisas. 

As pessoas pagam pelo prazer que proporciona, aquele momento, não somente a um, mas aos cinco sentidos. Assim deve ser o artesanato competitivo: capaz de relacionar sentimento e memórias. 

Esta Cartilha criada pelo Sebrae pretende ser esse “manual de uso” necessário para conduzir o artesanato brasileiro na melhoria de sua qualidade, ser conhecido e valorizado em toda a sua diversidade. 

Baixe gratuitamente e boa leitura!

Materiais complementares

Dúvidas sobre artesanato? Fale com especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.