Compras Corporativas - Pública E Privada

Entenda como fornecer para o setor público pode ser um grande negócio

O Sebrae apresenta uma cartilha com conceitos, ferramentas e dicas para você aprender mais sobre licitações e compras públicas. Confira!

Fornecer para o setor público é uma excelente oportunidade de negócios para as micro e pequenas empresas. Devido a isso, a qualificação de quem se interessar neste mercado é fundamental para minimizar os riscos e garantir sucesso na vida empresarial.

A administração pública tem o dever constitucional de tornar efetivas as regras do Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. Elas asseguram margens de preferência nas vultosas compras governamentais.

O Sebrae tem como foco aumentar a participação das MPE nas compras governamentais, bem como o volume de compras adquirido delas em todos os entes da federação. 

Elaboramos, assim, um conjunto de ações de qualificação, estímulo e parceria tanto com os órgãos públicos quanto os demais atores envolvidos nas compras públicas.

Com isso nasceu a Cartilha do Fornecedor - O Caminho para ter Sucesso na Contratação Pública. Ela foi desenvolvida com base em conceitos, ferramentas e dicas para você aperfeiçoar os processos licitatórios para sua empresa. 

Na cartilha, tenha em mãos os 10 principais passos para ter sucesso em processos licitatórios:

  1. Procure o Sebrae e faça o Curso do Fornecedor
  2. Aprenda a calcular riscos
  3. Identifique quem é seu potencial cliente
  4. Cadastre-se no Portal de Compras ou no Processo de Credenciamento como Fornecedor
  5. Leia e estude o edital antes de participar de uma licitação
  6. Faça valer seu direito de tratamento diferenciado enquanto MPE
  7. Procure começar ofertando apenas em itens de um pregão ou licitações de valores baixos
  8. Qualifique alguém na sua empresa para realizar vendas para o governo
  9. Estude toda a legislação de compras
  10. Comece com as dispensas de licitação por limite de valor
Baixe a cartilha gratuitamente e implemente as boas práticas de gestão do seu negócio para vender aos órgãos públicos. Boa leitura!

Dicas de leituras complementares

Se preferir, fale com especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.