Cooperativismo

Saiba como a cooperação pode ajudar a desenvolver o seu negócio de moda

O Sebrae trouxe um boletim que apresenta as principais formas de cooperação cocriativa entre fornecedores e designers e os espaços colaborativos que propiciam essa prática. Confira!

O setor de moda enfrenta grandes desafios no mercado atual. Entre eles estão a concorrência asiática, a burocracia e a falta de mão de obra qualificada. Para vencê-los e transformá-los em oportunidades, os pequenos negócios podem cooperar em diferentes momentos e de diversas formas, a fim de se tornarem mais competitivos no mercado.

No contexto colaborativo, a cooperação é uma estratégia para competir em um cenário de negócios concorrido. As micro e pequenas empresas (MPE) podem utilizar esta prática para ganhar mercado, reduzir custos, divulgar marcas e desenvolver tecnologias.

Assim, deve-se estabelecer e manter relações de parceria com diferentes profissionais. Isto permite a soma de esforços, recursos, e o alcance das oportunidades e desafios apresentados pelo mercado.

No Boletim de Tendências - Moda: Cooperação você vai aprender o que é cooperação dentro do contexto da moda. Entenderá o que é cocriação entre designers e fornecedores artesanais, prática criativa e a gestão do modelo para potencializar as ações. Baixe agora e bom trabalho!

Série Boletim de Tendências
 
Para auxiliar e fomentar o empreendedorismo brasileiro, o Sebrae Rio de Janeiro preparou a série Boletim de Tendências, com foco em trazer informações relevantes em diversos setores e mercados empreendedores. 
 
O objetivo é oferecer para quem está empreendendo ideias e insights, além de apresentar novas oportunidades de negócios. Realize uma gestão empresarial mais assertiva e competitiva, foque em bons resultados  para o seu empreendimento.

Dicas de leituras complementares

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.