Sustentabilidade

Saiba quais materiais podem ser reciclados para artesanato

Trabalhar com resíduos no artesanato é ser sustentável. Entenda na cartilha elaborada pelo Sebrae SP por que esta ação contribui para a sociedade, o meio ambiente e a economia. Confira! 

Você já pensou em fazer artesanato utilizando materiais que seriam jogados fora? Muitos resíduos gerados em residências, empresas ou indústrias podem ser transformados e reaproveitados para criação. É uma opção que abre muitas alternativas artísticas e econômicas para você.

Uma forma de ser sustentável é utilizar materiais encontrados na sua região como matéria-prima para suas criações. Podem ser os restos de tecido descartados por uma confecção, pedaços  de vidro de uma vidraçaria ou caixas de papelão descartadas por um supermercado.

O aproveitamento dos resíduos para o artesanato evita o descarte de materiais que ainda podem ser utilizados, evita o transporte desnecessário deles e estimula a economia local criando um “ciclo virtuoso da reciclagem” .

A cartilha elaborada pelo Sebrae São Paulo contextualiza a sustentabilidade no artesanato, apresentando os tipos de materiais e formas de serem reciclados. Apresenta dicas, conceitos e opções para ajudar a decidir qual o melhor material para os seus produtos. Baixe agora e bom trabalho!

Dicas de materiais complementares

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo.