Fiscalização Orientadora

Entenda as leis e normas que regulamentam a produção de queijos em Minas Gerais

O Sebrae Minas apresenta uma cartilha sobre a legislação do queijo artesanal e regularização das queijarias. Confira!

Minas Gerais é a terra do queijo artesanal! A produção deste alimento é uma das atividades econômicas mais tradicionais e famosas do estado.

Há um esforço das autoridades sanitárias para regularizar a produção. Além disso, toda a cadeia ainda anseia por uma legislação que beneficie a todos, alinhada com as boas práticas de segurança sanitária.

Para facilitar o entendimento, o Sebrae Minas e a Seapa desenvolveram este material. Ele é direcionado aos produtores e demais agentes da cadeia produtiva sobre a legislação do queijo artesanal e o processo de legalização das queijarias, reunindo as informações sobre o tema.

Será apresentada a evolução dos aspectos legais referentes à produção de queijos artesanais, em âmbito estadual e federal, com destaque para o Queijo Minas Artesanal (QMA).

Os itens mais importantes das legislações vigentes serão destacados como pontos de atenção. Por último, serão apresentadas informações para que o produtor de queijo artesanal mineiro possa legalizar sua atividade.

Baixe gratuitamente o material e bom trabalho!

Dicas de leituras complementares

Se preferir, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.